quinta-feira, 17 de maio de 2012

Por que têm as aranhas tantas patas?

¿Por qué las arañas tienen tantas patas?

Os cientistas consideram que as aranhas têm mais patas do que aquelas que verdadeiramente precisam, mas que isso poderá ser uma vantagem na hora de fugir dos predadores.

Depois de recolherem milhares de fêmeas de aranhas selvagens, os investigadores verificaram que 10% tinha menos uma pata do que as oito habituais.

“Perguntámo-nos se isso de alguma forma as prejudicava”, referiu, ao jornal espanhol ABC, Alain Pasquet, na Universidade de Nantes, em França, um dos co-autores do estudo.

A equipa de investigadores colocou 123 aranhas da espécie Zygiella x-notatas em caixas de plástico individuais, onde pudessem construir teias. Verificaram que 60 tinham as oito patas, e que as restantes tinham menos uma ou mais patas.

Pasquet e os seus colegas descobriram que as teias construídas pelas aranhas a quem faltavam patas não eram muito diferentes das restantes.

Posteriormente, os investigadores colocaram moscas dentro das mesmas caixas e constataram que as aranhas que tinham menos patas conseguiam caçá-las e comê-las sem qualquer dificuldade.

“Estávamos realmente surpreendidos, já que esperávamos que a falta de uma pata iria prejudicar a capacidade das aranhas em encontrar comida, mas não é assim”, sublinhou Alain Pasquet.

Baseando-se nos dados obtidos, os autores sugerem que as aranhas têm patas que na realidade não precisam, mas que é vantajoso no caso de um predador lhes arrancar uma das patas, por exemplo.

Mesmo assim, parece haver um limite ao número de patas que uma aranha pode perder. Os investigadores encontraram poucas aranhas no seu habitat natural às quais faltassem mais do que duas patas. Em laboratório, as aranhas com apenas cinco patas construíam teias de muito má qualidade.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário