quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os gorilas mais raros (e tímidos) do mundo foram filmados


A espécie de gorila mais rara do mundo, a do rio Cross, foi captada por uma câmara de vídeo instalada no Santuário de Gorilas Kagwenw (Camarões), divulgou a Sociedade para a Conservação de Fauna (SCF). 

O gorila do rio Cross é, segundo os especialistas, o mais raro dos símios. Raramente se deixam ver e as filmagens conseguidas agora são únicas até mesmo para os investigadores que os estudam, explica o jornal espanhol ABC.

A câmara é deixada na selva sem vigilância e controlada remotamente. Foi quando revisavam o equipamento que os conservadores descobriram o passeio de oito gorilas gorilas pelo parque.

Restam escassos 250 exemplares de gorilas do rio Cross em liberdade, pelo que a espécie está ameaçada de extinção. O presidente da SCF, Steve Sanderson, afirmou que este vídeo constitui "uma visão espetacular de um dos nossos parentes mais próximos, que necessita urgentemente de ajuda para sobreviver.

Outro especialista, Christopher Jameson, diretor do Takamanda Mone Landscape Project, acrescentou sobre a importância destas imagens que são as melhores conseguidas até agora já que estes gorilas são animais tímidos que "fogem ao menor indício da presença humana. Pode estudar-se estes animais durante anos e nunca os ter visto".

A reserva onde se encontram estes gorilas foi criada em 2008 precisamente para proteger os gorilas que se podem encontrar em 11 pontos florestais dos Camarões e da Nigéria, expostos aos caçadores e à destruição do seu habitat.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário