quinta-feira, 10 de maio de 2012

O maior crocodilo de sempre media oito metros e comia seres humanos



O maior crocodilo de todos os tempos viveu no Quénia entre dois a quatro milhões de anos atrás e media mais de oito metros de comprimento, segundo um estudo publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontologycitado pelo jornal espanhol ABC.

O seu aspeto era semelhante ao do crocodilo do Nilo, embora mais corpulento, como se tivesse tomado esteroides, o que o torna, segundo os investigadores que o descobriram, no maior crocodilo de todos os tempos.

O Crocodylus throbjarnarsoni, como foi batizado, superava os oito metros de comprimento e foram precisos quatro homens para levantarem a sua cabeça fossilizada.

“Este é o maior crocodilo conhecido”, assegura Christopher Brochu, da universidade americana de Iowa. “Pode ter superado os oito metros de comprimento. Em comparação, o maior crocodilo do Nilo registado media 6,4 metros e a maioria é muito mais pequena”.

Brochu reconheceu a nova espécie há três anos quando estudava uns fósseis no Museu Nacional do Quénia, em Nairobi. Alguns destes fósseis foram encontrados em áreas onde foram feitas descobertas importantes de fósseis humanos.

O crocodilo “viveu ao lado dos nossos antepassados e é provável que os tenha comido”, sublinha o mesmo investigador. Brochu diz que embora os fósseis não contenham evidências de que estes encontros mortais tenham ocorrido, os crocodilos tendem a comer tudo o que possam engolir, e os humanos dessa época mediam pouco mais de 1,20.

“Os crocodilos eram maiores do que os atuais e os humanos mais pequenos, por isso não era preciso mastigarem muito”, acrescenta. O investigador acredita que os encontros entre os humanos e estas bestas eram normais, já que o homem primitivo, como outros animais, utilizavam água dos rios e dos lagos onde estes repteis estavam à espreita.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário