domingo, 20 de maio de 2012

NASA quer enviar astronautas para asteroides antes de 2030

Podia ser apenas mais uma batata, mas é mesmo um dos muitos asteroides que por aí andam

Podia ser apenas mais uma batata, mas é mesmo um dos muitos asteroides que por aí andam

A agência espacial dos EUA já começou a treinar astronautas para futuras missões em asteroides que podem estar a mais de 4,5 milhões de quilómetros de distância.

As missões em asteroides têm tanto de futuristas como de ousadas: até à data, as missões espaciais tripuladas por humanos nunca conseguiram passar dos 466 mil quilómetros que separam a Terra e a Lua.

No próximo mês, a NASA vai dar início a um programa de formação que pretende mostrar aos astronautas como devem conduzir veículos, recolher amostras ou caminhar em cima de um asteroide, informa o The Telegraph.

O programa, que abrange também astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA), tem em vista a exploração de recursos naturais e também situações de colisão iminente com a Terra. Daí que, além da busca de minérios, os astronautas terão de aprimorar técnicas para a destruição de asteroides.

Apesar de constar em alguns guiões de Hollywood, a colisão de asteroides não é propriamente um assunto de ficção científica: Segundo a NASA, estão identificados 400 «objetos» que podem colidir com a Terra. A maioria destes asteroides não representa riscos de maior, mas no passado recente, há alguns relatos sobre «objetos» que cruzaram a órbita geostacionária da Terra.

A juntar a todos estes dados, há uma previsão que assume contornos de contagem decrescente: a NASA identificou um asteroide com uma dimensão de mais de 140 metros que deverá entrar em rota de colisão com a Terra em 2040.

Tim Peake, um dos participantes no novo programa de formação de astronautas, admite que, com as tecnologias existentes, uma missão espacial num dos asteroides identificados pela NASA possa demorar cerca de um ano. Pelo meio, os astronautas terão ainda a possibilidade de permanecer um máximo de 30 dias no asteroide.

Os treinos de astronautas vão ser realizados numa câmara subaquática situada ao largo da Florida, que pretende mimetizar a ausência de peso sentida no Espaço. Antes das missões tripuladas, a NASA deverá fazer a primeira visita a um asteroide com um braço robótico capaz de recolher amostras da superfície do asteroide.

A missão não tripulada deverá acontecer em 2016. A missão tripulada está agendada para o final da próxima década.


Sem comentários:

Enviar um comentário