terça-feira, 8 de maio de 2012

Fenómeno faz enorme lago na Patagónia desaparecer


Fenómeno acelera devido ao aquecimento global

Em menos de um dia, o enorme lago Cachet II, na Patagónia chilena, desaparece por completo, um fenómeno impressionante que se acelera neste e em outros lugares devido à elevação da temperatura motivada pelas mudanças climáticas, explicam cientistas.

Pouco antes da meia-noite de 31 de março, o lago, que compreende 200 milhões de litros d'água, começou a se esvaziar de repente pela segunda vez no ano. 

Em poucas horas, ficou seco, só com algumas poças e muitos pedaços de gelo que se soltaram do icebergue que o alimenta.

A assistente de pesquisas do Centro de Estudos Científicos (CECS), Daniela Carrión, estava no local fazendo uma pesquisa justamente quando o fenómeno voltou a acontecer. 

"Quando acordamos, vimos uma mudança no vale. As áreas por onde caminhávamos se inundaram e tudo se encheu de pedaços grandes de gelo. O esvaziamento tinha provocado uma grande fratura no icebergue" que alimenta o lago, explicou Carrión à AFP.

O Cachet II se forma com o derretimento do icebergue Colónia, que com suas enormes paredes de gelo também actua como muro de contenção. 

Mas o aumento das temperaturas fragiliza pouco a pouco o glaciar e quando não pode mais suportar a pressão do lago que represa, deixa sair a água por um túnel que se forma entre a rocha e o icebergue.

A água chega de repente ao imponente rio Baker, que aumenta três vezes sua vazão habitual. Quando ocorre, automaticamente activa um sistema de alerta destinado a avisar à dezena de moradores que habitam a zona para que resguardem seus animais e se mantenham atentos ao aumento da vazão do rio, que ocorre em oito horas, o tempo que a água leva para chegar ao rio.

Na última vez, o desnível foi "superior a 31 m", de acordo com um informe da Direção Geral de Águas (DGA), que monitora o lago com um sistema por satélite. 

A rápida redução dos níveis "foi se refletindo no aumento das vazões no rio Baker no setor do rio Colónia, onde o volume aumentou, de aproximadamente 1.100 m³/s até 3.511 m³/s, registando-se, assim, uma vazão três vezes maior do que o habitual", informou a DGA em um comunicado.

Nos últimos tempos, este tipo de drenagem súbita tem se tornado habitual em vários lagos alimentados por icebergues. 

De facto, o lago Cachet esvazia-se, em média, três vezes por ano. Este ano o processo também aconteceu em 27 de janeiro e desde 2008, quando pela primeira vez o fenómeno foi registado, esvaziou-se 11 vezes.

Os cientistas alertam que os "desaparecimentos" repentinos deste tipo de lago podem aumentar devido ao aumento das temperaturas terrestres e devem ser vigiados para poder prever os efeitos para as comunidades vizinhas. Até agora, o esvaziamento do Cachet II não provocou maiores estragos, apenas uma grande curiosidade.

"Tem havido um aumento dos esvaziamentos. Os modelos preveem que, com o aumento da temperatura, estes fenómenos, chamados GLOFs (Glacial Lake Outburst Floods), serão mais frequentes", explicou à AFP o glaciologista especializado em mudanças climáticas do CECS, Gino Casassa.

Segundo Casassa, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2007 como coordenador do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, no Chile ocorreram 53 casos de esvaziamentos entre 1896 e janeiro de 2010, com uma aceleração na frequência nos últimos anos.

Este tipo de fenómeno não é exclusivo da Patagópnia. Na Islândia costumam acontecer esvaziamentos por causa de degelos provocados pela actividade vulcânica, enquanto na cordilheira do Himalaia também "desaparecem" lagos, e segundo os especialistas, cada vez com maior frequência, devido às mudanças climáticas.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário