quinta-feira, 31 de maio de 2012

Efeito estroboscópico captado pelo telemóvel


As câmaras dos telemóveis ajudam a compreender alguns dos princípios fundamentais da Física, como o efeito Hall ou a teoria da relatividade de Einstein.

Um objeto a mover-se rapidamente filmado por uma câmara de telemóvel proporciona distorções – efeitos curiosos, como o que se vê no vídeo e na imagem que acompanha este artigo.

Um estudo de Konstantin Bliokh e Franco Nori, conduzida no Japão, Ucrânia e EUA mostra uma ligação entre o efeito Hall e a teoria da relatividade.

O efeito Hall descreve a relação entre a rotação e a movimentação de objetos. A relatividade explica que os efeitos surgem quando os objetos se movem rapidamente. Este estudo mostra que o efeito Hall surge naturalmente em determinadas condições de relatividade, explica a Wired.

Os investigadores concluíram que as distorções detetadas são semelhantes às que se encontram quando filmamos um objeto como uma ventoinha com uma câmara com velocidade de obturador mais baixa, como as que se encontram nos telemóveis.

Esta ligação agora descoberta pode ter aplicação em vários campos e escalas, como na rotação de partículas elementares, na luz e até em “buracos negros rotativos”.


Sem comentários:

Enviar um comentário