segunda-feira, 14 de maio de 2012

Duas mil aves aparecem mortas em praia do litoral do Chile


Duas das duas mil aves encontradas mortas na cidade costeira de Santo Domingo, centro do Chile (AFP)

Duas mil aves foram encontradas mortas num raio de 6 km na cidade de Santo Domingo, na costa central do Chile, um facto que se repetiu em anos anteriores nesta região e que está vinculado à actividade pesqueira.

"Nós contabilizamos 2 mil aves mortas, foi terrível o espetáculo. Encontamos as aves distribuídas em seis quilómetros de praia", declarou à AFP José Luis Brito, diretor do Museu de Ciências Naturais e Arqueologia da cidade de San Antonio, 120 km a sudoeste de Santiago.

Brito informou que as aves mortas correspondem a quatro espécies diferentes encontradas numa praia de Santo Domingo. "As mais afetadas são a pardela-cinza e também há exemplares mortos de pelicanos, atobás e cormorões", que "não apresentavam sinais de intoxicação ou danos no estómago".

O cientista explicou que a morte das aves ocorreu quando elas migravam para o norte do país e, no momento de se alimentar, se lançaram ao mar para caçar anchovas, seu alimento principal, mas ficaram presas em redes de 30 embarcações de pescadores que normalmente trabalham na região.

"As aves apresentavam luxações e hematomas por terem ficado presas nas redes e depois os corpos foram atiradas fora das embarcações pelos pescadores e chegaram à praia", afirmou Brito. 

Funcionários do estatal Serviço Agrícola e Pecuarista (SAG) informaram que uma das avez foi resgatada com vida e, junto com outras mortas, foi levada para os laboratórios da instituição para determinar a causa exata da catástrofe que afeta gravemente a biodiversidade da região.

fonte: AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário