quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dragon já está de volta à Terra


A cápsula Dragon não tripulada, companhia da norte-americana SpaceX foi, hoje, desacoplada da Estação Espacial Internacional com a ajuda de um braço robotizado, terminando assim a primeira visita de uma nave comercial a um laboratório orbital e como tal uma missão histórica, confirmou a NASA.

Presa a um braço da Estação, manobrado por um de seis astronautas que formam a atual equipa, a Dragon foi desacoplada da Estação Espacial Internacional às 08:07 (9:07 GMT), dois minutos depois do que estava previsto, segundo indicou o comentador do canal de televisão da NASA que transmite em direto a operação.

A cápsula Dragon a flutuar no oceano à espera de ser recuperada

A cápsula Dragon a flutuar no oceano à espera de ser recuperada (SpaceX)

Está previsto que pouse nas águas do Oceano Pacífico, na costa californiana, às 13:44 (14:44 GMT).

A nave foi lançada no dia 22 de maio levando 521 quilos para Estação Espacial, incluindo comida, provisões, computadores, utensílios e experiências científicas. Trará de volta à Terra 660 quilogramas de carga.

A Dragon tornou-se a primeira nave espacial privada a acoplar-se à Estação, um evento que autoridades da NASA e da Casa Branca comemoraram como o início de uma nova era nos voos espaciais, na qual o setor comercial assumirá um papel mais relevante.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário