terça-feira, 22 de maio de 2012

Descobertas ossadas romanas junto a Faro


Ossadas escavadas por arqueólogos da Estradas de Portugal 

Desde finais de Dezembro que estão a ser desenterradas ossadas, que se suspeitam ser da época romana, na zona da Ribeira da Lavadeira, em frente à Pista de Atletismo de Faro. Foram descobertas quando estavam a ser realizadas escavações para a construção da Variante Norte. As obras estão paradas desde essa altura e só deverão arrancar quando estiver feito todo o levantamento arqueológico, daqui a mais um mês. 

"Foram encontrados 52 fragmentos de corpos, que serão da época romana", confirmou ao CM Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro, acrescentando que está a ser feito um levantamento de tudo, no local, por uma equipa de técnicos de arqueologia da Estradas de Portugal.

Na área, foram descobertas várias campas com ossadas humanas e a maioria delas já foram abertas e os corpos foram transportados para análise. Suspeita--se que os corpos descobertos datem da altura em que os romanos estiveram em Faro, quando a cidade se denominava Ossónoba, no período entre os séculos III a. C. e V d. C. Foram ainda desenterrados vários artefactos.

Enquanto estiverem a decorrer as escavações, o que, ao que tudo indica, deverá demorar mais um mês, as obras da Variante Norte de Faro à Estrada Nacional 125 não vão poder avançar na zona. Macário Correia reconhece o impedimento das obras, mas lembra que aquela não é a única razão para que haja atrasos na construção da Variante.

"Há vários troços, que não têm nada a ver com aquele local, que já poderiam ter sido construídos e ainda não o foram. O motivo por ainda não terem sido construídos prende-se com razões financeiras, e não por essas escavações arqueológicas", referiu o autarca farense.

fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário