terça-feira, 22 de maio de 2012

Cientistas descobrem nova espécie de sapo em floresta da Malásia


Exemplar de sapo castanho, nova espécie que foi descoberta em Bornéu por investigadores da Malásia. (Foto: HO/UNIMAS/AFP)

Anfíbio foi visto na região de Bornéu, ilha com rica biodiversidade. Sapo mede entre 4 e 5 centímetros e emite som estridente.

Investigaores da Malásia descobriram uma nova espécie de anfíbio que vive na região de Bornéu, ilha conhecida por ambientalistas como local rico em biodiversidade.

De acordo com cientistas da Universiti Malaysia Sarawak (Unimas), o exemplar de sapo castanho tem entre 4 e 5 centímetros e emite um som característico e estridente.

O animal foi descoberto durante uma expedição feita às florestas do Monte Singai, em Sarawak, durante o mês de setembro de 2010. Um outro exemplar também foi visto próximo ao Parque Nacional de Kubah, na mesma região.


Sapo arco-íris de Bornéu, redescoberto por investigadores após ser considerado extinto por 87 anos (Foto: Divulgação/Indraneil Das)

No ano passado, investigadores da mesma universidade reencontraram uma espécie de anfíbio na ilha de Bornéu que era considerada desaparacida desde 1924.

O sapo arco-íris de Bornéu (Ansonia latidisca) foi descrito há 87 anos, por meio de ilustrações, mas desde aquela época não houve mais notícias sobre o animal.

Os anfíbios auxiliam os seres humanos em factores importantes, como no controle de insetos que espalham doenças e ajudam a manter saudáveis os ecossistemas de água doce.

Os produtos químicos na pele deles também auxiliam na criação de novos medicamentos com potencial de salvar vidas.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário