sábado, 12 de maio de 2012

Avião da II Guerra Mundial encontrado no Sahara


Em Junho de 1942, o sargento Dennis Copping, de 24 anos, foi escalado para pilotar um avião com o trem de aterragem avariado da base egípcia onde estava estacionado para ser reparado noutra base aérea africana. A meio do voo, o sargento saiu de rota e nunca mais foi encontrado.


Agora, 70 anos depois, o avião, um Kittyhawk P-40, foi descoberto no Sahara. Os funcionários de uma companhia de prospecção de petróleo polaca encontraram o aparelho praticamente intacto. 


Os instrumentos do cockpit estão intactos, assim como grande parte da fuselagem. Os historiadores estão extasiados com a descoberta. “É uma verdadeira cápsula do tempo. Na aviação é o equivalente à descoberta do túmulo de Tutankamon”, disse o historiador Andy Saunders ao Daily Mail.


Junto ao aparelho foi encontrado o depósito da metralhadora repleto de munições.


O aparelho ainda tem o painel de instruções da metralhadora.


Junto ao motor foi encontrado o selo de fabrico do Kittyhawk P-40.



O Museu da Real Força Aérea britânica já manifestou interesse em recuperar o aparelho e o Ministério de defesa Britânico já entrou em contacto com as autoridades egípcias.



Pelos vestígios encontrados – o pára-quedas aberto junto à fuselagem – Dennis Copping terá montado uma espécie de tenda para se proteger do sol.


O rádio foi encontrado fora do cockpit, o que indica que o piloto terá tentado usá-lo para contactar a base, segundo os historiadores.


“Ele deve ter sobrevivido à queda”, considera o historiador Andy Saunders. “Quando percebeu que ninguém viria procurá-lo fez uma tentativa desesperada de encontrar alguém pelo”, explica o historiador. A aldeia mais próxima fica hoje a 320 quilómetros de distância do local. 


O aparelho ostenta os buracos das balas, provavelmente aquelas que fizeram fazer cair o avião.


O Ministério britânico de Defesa está a preparar uma equipa de busca para encontrar os restos do piloto num raio de 30 quilómetros. Não há familiares vivos de Dennis Copping no Reino Unido e o seu nome está inscrito no memorial às vítimas da guerra na cidade de El Alamein. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário