domingo, 15 de janeiro de 2012

Testes de DNA podem solucionar o mistério dos avistamentos de grandes felinos na Grã-Bretanha




O National Trust solicitou testes de DNA num cervo atacado por um predador para finalmente provar se grandes felinos rondam o interior da Grã-Bretanha.

São milhares de relatos de grandes felinos em todo o Reino Unido, mas na maior parte das vezes é somente um vislumbre passageiro feito por um popular.

As maiores provas obtidas até agora são as imagens tremidas de câmeras de celulares ou de vídeos.

Agora, especialistas estão realizando testes de DNA na carcaça de um cervo encontrado no National Trust’s Woodchester Park, perto de Stroud, em meio a especulações de que poderia ter sido atacado por um grande felino depois de alguns relatos de grandes felinos na área.

Um local enviou fotografias da carcaça do animal para especialistas na semana passada, depois de perceber características peculiares no cervo que poderiam sugerir que teria sido morto por um predador de grande porte.

As lesões no pescoço e a forma como a carcaça foi consumida seriam altamente indicativas da actividade de um felino.


Uma série de fotos tiradas em Cornwall pretendem mostrar a "Besta de Bodmin Moor", que também é acusada de atacar ovelhas na área.

Um filme do que parece ser um grande felino foi feito por um policia militar em seu telefone celular em 2009 após ter avistado a criatura em Dunbartonshire perto da base de submarinos nucleares Trident do Reino Unido.

Outros avistamentos são principalmente anedóticos ou depois de ataques a animais domésticos.

Mark Fraser, fundador do Big Cats na Grã-Bretanha, disse que os funcionários do governo têm medo de admitir que grandes felinos rondam o país por medo dos fazendeiros exigirem indenizações pelo gado morto.

Ele disse que felinos selvagens "definitivamente estão lá fora", com até 1.000 avistamentos num ano. A maioria dos avistamentos são atribuídos a panteras, com um punhado de relatos de seus primos menores os linces, que uma vez foram nativos neste país, e leopardos.

Acredita-se que os felinos foram colocados em liberdade na década de 1970 após a repressão desencadeada pela lei em manter animais selvagens.

David Armstrong, chefe da guarda florestal de Gloucestershire, disse que o National Trusttem uma visão científica.

"Com apenas uma trilha, apesar de ser popular entre os andadores de cães, há muito espaço para a vida selvagem viver relativamente intacta. Há 120 hectares de florestas nas proximidades, e ambas as áreas em Woodchester fornecem um bom habitat para um grande número de cervos, para os grandes e pequenos.

"Há alguns avistamentos muito ocasionais de grandes felinos em Cotswolds, mas eles precisam de grandes territórios, raramente ficam num determinado local por muito tempo. Nós estaríamos interessados ​​em saber sobre mais avistamentos em Woodchester".

Oficialmente o governo alega que não há grandes felinos na Grã-Bretanha

Mas o Minter disse que todo o cuidado é pouco.

"As pessoas ocasionalmente relatam um possível felino a uma grande distância, os encontros próximos são raros. Sua audição e movimento são excepcionais, o que os ajuda a evitar o contacto próximo com pessoas. No caso de um encontro, você deve manter a calma, o rosto em direção ao animal e recuar, não ameaçá-lo ou irritá-lo. As chances são de que ele recuará em primero lugar bem rápido".

Fonte: Telegraph

Sem comentários:

Enviar um comentário