domingo, 1 de janeiro de 2012

Sondas Grail na órbita da Lua no ano novo


Esquema das sondas Grail em órbita lunar

Sondas vão permitir saber mais pormenores sobre a gravidade da Lua e conhecer a estrutura interna do satélite.

As duas sondas gémeas de nome Grail, lançadas para o espaço no passado dia 10 de setembro, devem chegar este fim de semana à órbita da Lua.

A NASA avança que a sonda Grail A chegará no próximo sábado, dia 31, e a sua gémea, Grail B, no domingo, dia 1.


Medir a gravidade da Lua


As duas sondas de prospeção espacial integram a missão Grail ("Recuperação da Gravidade e Laboratório Interior", na sigla em inglês) e serão as responsáveis por fazer um mapa da gravidade da Lua, de forma a conhecer-se melhor a estrutura interna do satélite natural terrestre.

As sondas Grail A e B, em quatro meses, percorreram cerca de quatro milhões de quilómetros, seguindo trajetórias quase paralelas, para agora fazerem uma órbita lunar, separadas uma da outra por 200 metros.
Promessa de novos resultados

Esta missão, segundo Maria Zuber, investigadora principal da Grail, promete trazer informações novas sobre a evolução da Lua, já que as tentativas de medir a gravidade do satélite até agora não deram resultados satisfatórios.

Desta forma, estas sondas vão oferecer imagens da Lua nunca antes vistas. Os técnicos da NASA dizem que à medida que as sondas vão marcando as órbitas sobre a Lua, as mudanças regionais do campo de gravidade irão aumentar ou baixar a sua velocidade, afetando a distância entre os aparelhos, permitindo assim traçar-se um mapa do campo de gravidade subjacente.

Para além disso, outras curiosidades, como por exemplo porque é que o lado escuro da Lua tem uma superfície mais acidentada do que o visível, poderão ser respondidas.

A participação de estudantes

A missão de estudo deve começar em março e prevê-se que dure cerca de 82 dias, embora os cientistas tenham pedido à NASA que esta se estenda até dezembro.

Maria Zuber diz também que "mais de 2,1 mil escolas de todo o país se registaram para este programa" que, sendo assim, não está restrito ao meio científico, pois os estudantes de nível médio têm oportunidade de operar as câmaras que estão incorporadas nas sondas.

A NASA qualificou a missão Grail como uma "viagem ao centro da Lua", já que as medições da força da gravidade vão permitir a construção de mapas 100 mil vezes mais precisos dos que os obtidos até agora sobre o interior do satélite natural terrestre.

Cada uma das sondas pesa 300 quilos, um pouco mais do que uma máquina de lavar doméstica, e traz incorporado um equipamento que permite medir a distância entre uma e outra sonda com uma grande precisão.

Esta missão deverá custar cerca de 300 milhões de euros.

fonte: Expresso

1 comentário:

  1. Essa é mais uma enrolação da NASA o governo americano pra mentir essa, eles fazem a humanidade de palhaço que ainda criam um filme chamado TRANSFORMER para brincar com o assunto, eles sabem muito sobre a lua e sabem coisas que não transmitem a população.

    ResponderEliminar