domingo, 15 de janeiro de 2012

Sonda russa que falhou missão a Marte caiu no Pacífico


Fotografia da Phobos-Grunt tirada quando ainda estava em órbita 

A nave Phobos-Grunt caiu na Terra neste domingo, como esperado. Despenhou-se no Pacífico. A sonda russa tinha como destino a maior lua de Marte, Phobos, mas falhou completamente a missão, devido a um problema logo no lançamento, em Novembro. 

A informação foi confirmada por fontes russas, europeias e norte-americanas. A queda da sonda coloca um ponto final em mais um falhanço da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos), que custou 128 milhões de euros ao Governo russo.

A Phobos-Grunt, lançada do cosmódromo Baikonur a 9 de Novembro, deveria viajar até à maior lua de Marte, Phobos, e regressar à Terra com algumas amostras de rocha lunar. No entanto, conseguiu apenas afastar-se 345 quilómetros: ficou presa à órbita terrestre.

Quando os controladores da sonda perceberam que não conseguiam comunicar com a nave, perceberam que o novo falhanço era inevitável. A sonda tem estado a aproximar-se progressivamente do planeta desde essa altura, até à colisão, neste domingo.

Apesar de relatos não coincidentes sobre o sítio do embate, a BBC escreve que “parece certo que a Phobos-Grunt tinha caído e sido destruída antes de poder passar sobre o Chile” (vinda do lado do Pacífico). A queda da nave na água era o mais provável.

De resto, julga-se que a descida descontrolada da Phobos-Grunt à Terra destruiu também a primeira sonda chinesa a ter como destino Marte, a Yinghuo-1, que foi lançada em conjunto com a Phobos-Grunt e deveria ter servido para estudar a superfície do planeta vermelho durante dois anos. 

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário