sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Possível planeta descoberto através de programa de TV


A descoberta – a confirmar-se – de um novo planeta com dimensões semelhantes às de Neptuno e condições de ambiente e temperatura semelhantes às de Mercúrio esteve a cargo de um espectador britânico que assistia ao programa da BBC, Stargazing Live.

O achado ter-se-á dado quando Chris Holmes, um britânico simpatizante de astronomia, analisava imagens de estrelas na internet, atendendo ao pedido do programa da BBC para que os seus espectadores utilizassem dados recolhidos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, com informações relativas a possíveis novos planetas.

Pelo que já se conseguiu apurar, o astro orbita em torno de uma estrela intitulada SPH10066540 e tem, aparentemente, uma dimensão de quatro vezes superior à da Terra. No entanto, investigações já estão em curso para comprovarem que se trata, de facto, de um novo planeta.

Um cientista responsável pelo site que esteve na origem da descoberta, o Planethunters.org, confirmou que «tudo leva a crer» que se trata de um planeta, ressalvando que serão precisos mais testes para o provar.

A comprovar-se a existência de um novo planeta, o cientista Chris Lintott, afirma que será o quinta descoberto desde que o projecto Planethunters teve início.

Mas na raiz das recentes descobertas está o telescópio Kepler, em actividade desde 2009, que tem vindo a promover diversas buscas numa determinada parte do espaço que muitos acreditam ser semelhante ao sistema solar.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário