quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Polónia homenageia urso que foi herói na 2ª Guerra Mundial


O urso Wojtek, que foi adoptado em bebé por militares polacos durante a Segunda Guerra Mundial e se tornou um herói, vai ser homenageado no país que serviu.

De acordo com a edição inglesa do jornal Metro, este urso-síriaco castanho (Ursus arctos syriacus) tornou-se famoso por transportar munições na linha da frente de batalha debaixo de fogo intenso.

Aileen Orr, autor do livro “Wotjek, the Bear – Polish War Hero”, contou ao Times que o urso foi criado por soldados e que não tinha noção de que era, de facto, um urso.

“Ele fazia o que os homens faziam e quando eles bebiam uma garrafa de cerveja à noite e fumavam cigarros, ele fazia o mesmo, embora ele comesse os cigarros mais do que fumá-los”, explicou.

No final da guerra, quando os soldados viajaram de Edimburgo para a terra natal, a Polónia, decidiram colocar Wotejek num jardim zoológico. Ainda segundo Aileen Orr, os militares “choraram que nem bebés” quando foram forçados a deixarem-no.

Wotjek viveu no resto da sua vida no Zoo de Edimburgo, a beber cerveja, a fumar cigarros e a acenar aos visitantes que falam com ele em polaco. Morreu em 1962 com 22 anos.

O Fundo Memorial Wotjek, que está a planear um memorial em bronze em Edimburgo, espera enviar uma estátua para a Polónia para que Wotjek seja, finalmente, homenageado como merece.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário