quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Planta carnívora do Cerrado caça vermes até no subsolo



Philcoxia minensis

PHICOXIA MINENSES É O PRIMEIRO VEGETAL A TER ESTA CAPACIDADE DESCRITA.

O apetite das plantas carnívoras pela sobrevivência faz com que as estratégias de captura de insectos sejam desenvolvidas até mesmo debaixo da terra.

Pesquisa do brasileiro Rafael Silva Oliveira, da Unicamp, publicada na "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS), dos EUA, sustenta que a Philcoxia minensis, endémica do Brasil, é capaz de aprisionar e digerir nematoides (vermes) sob o solo. É a primeira vez que esta forma de captura é descrita por cientistas.

A planta, que produz uma bela flor, só é encontrada em locais bem iluminados e com o solo pobre em nutrientes, no Cerrado.

Enterradas na areia branca e rasa, muitas de suas minúsculas folhas contém pontos adesivos que são verdadeiras armadilhas.

Depois de aprisionados, os vermes são digeridos, como um complemento alimentar fundamental para a sobrevivência da espécie.

Para comprovar a hipótese de que a planta é carnívora, foi preciso descrever o processo pelo qual a P. minensis consegue capturar e digerir os nematoides sob o solo.

Os investigadores, então, marcaram os vermes servidos como alimentos para a planta com nitrogénio-15 (15N), um isótopo estável.


Setas mostram grão de areia (abaixo) e verme dentro de uma folha da espécie 'P. minensis' em imagem obtida por microscopia electrónica.

As folhas produzidas após a experiência continham quantidades significativas de 15N, indicando que a planta digeriu e absorveu os nemas. Em 24 horas, houve absorção de 5% de 15N, percentual que pulou para 15% depois de dois dias.

Os resultados fizeram com que os investigadores pudessem afirmar que os nematoides foram digeridos naturalmente pela planta, e rapidamente absorvidos.

Seguindo os mesmos padrões de outras plantas carnívoras, cujo mecanismo de captura de insectos, porém, ocorre de outras maneiras.

Biodiversidade do Cerrado ainda é desconhecida

Outra afirmação importante dos investigadores é que as folhas de P. minensis possuem actividade da fosfatase semelhantes à de outras plantas carnívoras.

Isto sugere que os nematoides foram digeridos diretamente, em vez de processados por micróbios. Ou seja, ela digere os vermes com enzimas e, assim, absorve seu nitrogénio graças à sua estrutura especializada sob o solo.

Os resultados ilustram como as plantas cultivadas em ambientes austeros pode evoluir diversos mecanismos para adquirir nutrientes, de acordo com os autores.

No Cerrado, o solo é muito seco e carente de nutrientes como fósforo, potássio e nitrogénio. Para obtê-los, é fundamental absorver so nematoides.

A descoberta abre um caminho para o estudo de outras plantas, que também podem ter desenvolvido o mesmo mecanismo de adaptação. E chama a atenção da importância da preservação da biodiversidade do Cerrado.

fonte: O Globo Online

Sem comentários:

Enviar um comentário