domingo, 22 de janeiro de 2012

Peruanos já comiam pipocas há 6700 anos



Pessoas vivendo na costa do Peru já comiam pipocas mil anos antes do pensado anteriormente pelos cientistas.

Um grupo de pesquisa liderado por Tom Dillhay, da Universidade de Vanderbilt, e Duccio Bonavia, da Academia Peruana de História, descobriu alguns dos mais velho milho usado para fazer pipocas nas cidades de Paredones e Prieta.

Os grãos de milho encontrados foram datados como sendo de 6700 mil anos. Ou seja, apareceram bem antes das salas de cinema.

O milho com essa finalidade são os mais antigos descobertos na América do Sul e mostram que os nativos daquela época comiam milho de diversas formas, além das nossas pipocas: de entre os pratos que tinham como base o milho, os peruanos de milénios atrás comiam o milho em flocos e açucarados, parecidos com os dos actuais cereais, segundo o TG Daily.

Segundo Dolores Piperno, cientista do grupo e curadora do Museu Smithsonian de Nova York, no "Novo Mundo", o milho foi "domesticado" primeiramente no México, quase nove mil anos atrás, antes de chegar às terras que hoje formam o Peru.

"Nossas pesquisas mostram que apenas mil anos depois de ser iniciado o cultivo do milho na América do Sul, o milho evoluiu e se transformou numa variedade de espécies diferentes, inclusive na região andina".

Fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário