sábado, 28 de janeiro de 2012

Os agroglifos: Fraude ou realidade?


Efeitos especiais, mensagens, sinais, advertências, tentativas de comunicação… ninguém sabe muito bem do que se trata, mas existem um pouco por todo o mundo. As formas geométricas nos campos de cultivo (agroglifos), as fotografias e vídeos de supostos avistamentos OVNIS e os chamados encontros do terceiro grau dão muito que pensar.

Os primeiros crop circles ou círculos nas plantações (trigo, canola e cevada), também conhecidos como agroglifos datam já de finais dos anos 70, época em que surgiram na Austrália. Em inícios dos anos 80 estes círculos também começaram a aparecer sobre os campos do sul de Inglaterra, em Wiltshire, Hamshire e Salsbury, entre outros locais.

Ao princípio as figuras eram simples círculos com três a oito metros de diâmetro, mas com o passar do tempo as figuras foram-se tornando maiores e mais complexas. De uma simetria perfeita.

A explicação para a formação destas figuras é extremamente controversa, sendo uma das explicações que poderiam ser fenómenos naturais produzidos pelo geomagnetismo terrestre ou fenómenos climatológicos.

Há também quem garanta que se trata apenas de uma fraude perpetrada por brincalhões. No entanto nem todos parecem estar convencidos sobre a origem humana destas figuras e atribuem-lhes origem extraterrestre.

As figuras são compostas por fragmentos matemáticos complexos, círculos, triângulos e espirais que se unem entre si e que supostamente contêm mensagens de alerta para a humanidade.

Para Jaime Maussan, um prestigiado jornalista e investigador do fenómeno OVNI, algumas imagens comprovam isso mesmo, como por exemplo nos campos de cultivo da Inglaterra onde foi filmado um agroglifo que parece ser um calendário maia.

Durante a sua participação na Cimeira Mundial OVNI, realizada na cidade do México, Maussan descreveu a citada imagem e falou das coincidências com as profecias maias e a polémica devido à aproximação do ano 2012.

Na parte central podia ser observado um meio arco que significaria de acordo com Maussan, o dia zero do calendário maia (20 de maio de cada ano) e apontou outras duas datas importantes: está previsto que a 20 de maio de 2012 haverá um eclipse parcial do sol e que estaria representado na mencionada meia-lua e o dia 6 de Junho de 2012 que será o trânsito de Vénus junto ao sol.

Durante a sua apresentação destacou também uma figura em código binário que apareceu no dia 28 Setembro de 2008 com a palavra ‘Beware’: que significa ‘cuidado com’, o que foi tomado como sendo uma advertência.

Nesta mesma cimeira participou o holandês, Bert Janssen, um dos homens que mais se tem dedicado à investigação sobre os símbolos que aparecem nos campos de cultivo da Inglaterra e que concorda com a teoria de que os extraterrestres estão a tentar enviar uma mensagem à humanidade. A questão é: Será isso possível?

Sem comentários:

Enviar um comentário