quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gémeos idênticos nasceram com cinco anos de diferença



Reuben, de cinco anos, viu a sua irmã e gémea idêntica, Floren, nascer apenas em Novembro de 2011

Um tratamento de fertilidade permitiu ao Reino Unido assistir a um curioso inédito. Aos cinco anos de idade, um jovem rapaz viu nascer o seu gémeo idêntico, uma rapariga, graças aos dois embriões do mesmo tipo que tinham sido implantados no útero da sua mãe.

O caso encontra a sua génese nas dificuldades de Jody Blake em engravidar. As frustradas tentativas de engravidar levaram a que fosse com o seu marido, Simon, a uma clínica de fertilidade, em Bristol.

Em 2005, o casal submeteu-se a um tratamento de injecção de esperma, aliado à técnica de fertilização in-vitro. No âmbito dos tratamentos, foram fertilizados cinco embriões, com dois deles a serem logo introduzidos no útero de Jody, como explicou o Daily Telegraph, lembrando que os três restantes foram congelados e guardados.

Do primeiro par de embriões nasceu Reuben, em 2006 e, em Novembro de 2010, foi a vez de Floren. Apesar da meia década que os separa, em teoria os irmãos são gémeos idênticos, fruto de provirem da mesma estirpe de embrião.

O casal Blake confessou ao The Independent as dificuldades com que ao início de depararam ao terem que explicar a Reuben o nascimento da sua irmã, e gémea, mais nova. «Ele sabe que esteve no ‘congelador’, tal como gosta de dizer, e por isso tem noção de que ela [Floren] é a sua gémea, mas claro que não consegue entender como tudo aconteceu», explicou Jody Blake.

E Simon reforçou a dificuldade ao realçar a sua própria incredulidade com o caso. «Quase que não dá para compreender como uma vida pode vir de um material que tenham sido congelado durante tanto tempo», confessou, esclarecendo depois, porém, que Reuben já está a «ultrapassar a confusão» e a lidar melhor com Floren, «a sua versão-mini».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário