quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estudo mostra que acupunctura diminui em 50% crises de enxaquecas


Uma investigação com incidência prática realizada por um grupo de cientistas asiáticos e publicada no Canadian Medical Association Journal, concluiu que a acupunctura é eficaz no controlo das enxaquecas, nomeadamente na diminuição das «crises» e no atenuar da dor. Em Portugal, cerca de um milhão de pessoas sofre do problema.

Para a experiência, cerca de 500 adultos que sofrem de enxaquecas foram submetidos a dois tipos de sessões diferentes: uns, a sessões da tradicional acupunctura chinesa, outros, a sessões de 'falsa acupunctura' (sham acupunture), que consiste na colocação de agulhas em pontos não específicos ou aleatórios do corpo com pouca profundidade.

A investigação durou cerca de quatro semanas, tempo durante o qual as 500 pessoas não foram informadas sobre o tipo de método que lhes estava a ser administrado.

Concluído o estudo, os participantes submetidos ao poder das verdadeiras agulhas pelo método tradicional de acupuntura alegaram ter tido menos «crises» de enxaqueca por mês: a maioria sofria de seis ocorrências mensais, número que foi reduzido para metade. Por outro lado, os participantes que foram tratados através da falsa acupuntura não registaram qualquer alteração.

Para a Dra. Wenqian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Terapias Chinesas, os resultados não mostram surpresa, apenas provam aquilo que muitos não querem acreditar. «A maioria das pessoas tende a menosprezar aquilo que não conhece. A acupuntura é um bom exemplo, recebendo constantemente o rótulo de tratamento exótico ou alternativo», sendo por isso desacreditada por muitos.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário