terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estudo aponta que seca teria acabado com império no actual Camboja


Um estudo recente conduzido por investigadores da Universidade de Cambridge definiu o motivo da queda do Império Khmer de Angkor, um reino localizado no actual Camboja, que existiu por mais de 600 anos até o século XV.

Até agora, os estudiosos haviam atribuído a queda dos poderosos Khmer a diversas causas como as guerras contra os expansionistas de Sião, a superlotação ou mesmo a conversão ao budismo do seu último imperador.

No entanto, este estudo concluiu que o desaparecimento do império não aconteceu por nenhum destes motivos citados, mas por causa da seca.

Os Khmer, construtores de um complexo sistema hidráulico que chegou a mil quilómetros de extensão, não foram capazes de se adaptar à mudança climática, que fez com que durante décadas não ocorressem em seu território as chuvas de monção, sua principal fonte de água.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, nos permite conhecer a história oculta do final deste império e nos convida a refletir sobre a importância da gestão humana no momento de enfrentar as mudanças do planeta. 

fonte: History.com

Sem comentários:

Enviar um comentário