terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Descoberta nova serpente cornuda na Tanzânia




A Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem de Nova Iorque (EUA) e o Museu da Ciência de Trento (Itália) anunciaram a descoberta espectacular de uma nova espécie de serpente venenosa colorida numa zona remota da Tanzânia, que baptizaram de Matilda e que tem uma espécie de corno ou crista.

Segundo o jornal espanhol ABC, trata-se de uma serpente preta e amarela com cerca de 60 centímetros de comprimento e que possui uma espécie de crista ou cornos sobre os olhos. A descoberta foi anunciada num artigo publicado em Dezembro na revista «Zootaxa».

Os autores do estudo, entre os quais se inclui Michele Menegon, do Museu de Ciência de Trento (Itália); Tim Davenport, da Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem; e Kim Howel, da Universidade de Dar es Salaam, tentam manter em segredo o local onde foi encontrada a nova espécie, já que a serpente poderá atrair o interesse dos coleccionadores ilegais de mascotes.

O seu habitat, que os investigadores calculam que seja de apenas poucos metros quadrados, está já ameaçado pela indústria madeireira e do carvão vegetal. Por isso, esperam que esta serpente seja classificada como espécie em perigo crítico, tendo reunido uma pequena colónia que alimentam em cativeiro.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário