sábado, 28 de janeiro de 2012

Cientistas revelam primeiras imagens 3D do vírus da gripe


Equipa japonesa conseguiu reproduzir estrutura interna do vírus influenza em 3D, através de um microscópio de eletrões.

É um avanço cientifico que se pode vir a revelar essencial no desenvolvimento de terapias mais eficazes no tratamento da gripe.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio conseguiu reproduzir as primeiras imagens 3D do interior do vírus da gripe (influenza), no âmbito de uma investigação para compreender melhor os fatores por detrás do maior perigo do vírus: a sua capacidade de mutação.

Para conseguir as imagens essenciais para o projeto, o grupo japonês usou um microscópio de eletrões com grande poder de ampliação para fotografar a estrutura interna do vírus, que permitiu captar 120 fotos tiradas de diferentes ângulos e depois combinadas para obter um efeito 3D.

Solução no fio

Esta experiência permitiu aos cientistas nipónicos descobrirem oito segmentos de genes ligados por uma substância em fio.

A equipa acredita que é esta a substância responsável pela capacidade de mutação do vírus influenza, a razão pela qual nunca se conseguiu erradicar a gripe.

Uma das grandes doenças ainda por conquistar no mundo atual, a gripe é responsável anualmente por 250 a 500 mil mortos anuais, valores que podem chegar aos milhões em anos de pandemias, como acontece com a gripe espanhola de 1918, ou o H1N1 em 2009.

Apesar de nos países desenvolvidos a vacinação ser comum, a capacidade de adaptação do vírus influenza tem-se revelado um desafio para os cientistas na busca de um método de tratamento mais eficaz.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário