domingo, 15 de janeiro de 2012

Cientistas querem equipar insectos com câmeras e usá-los em operações




Na imagem, é possível verificar um besouro-verde com geradores de movimento instalados no corpo. A energia eléctrica gerada a partir do movimento das asas deste insecto poderia abastecer um microfone e uma câmera.

PROJETO PREVÊ INSTALAÇÃO DE MICROSENSORES E MICROFONE NAS ASAS DE INSECTOS. ELES SERIAM UTILIZADOS EM RESGATES DE PESSOAS EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO.

Cientistas da Universidade Michigan, nos Estados Unidos, testam o uso de insectos voadores equipados com pequenas câmeras e microfone para procurar sobreviventes de terremotos durante operações de resgate.

De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", o projeto, gerido pelo governo norte-americano, consiste na instalação de minúsculos dispositivos que funcionariam a partir da movimentação das asas de espécies de moscas e besouros.

Neste caso, a energia cinética seria revertida em energia eléctrica, criando uma fonte duradoura de abastecimento. O dispositivo poderia ainda aproveitar a electricidade do calor emitido por meio de pequenos painéis solares.

A ideia é que os "pequenos soldados" sejam libertados em prédios com risco de desabamento ou em áreas de risco aos seres humanos, como no acidente nuclear de Fukushima, no Japão, ocorrido em março deste ano.

Investimentos

A técnica é desenvolvida pelo professor Khalil Najafi e um estudante de engenharia de Michigan. De acordo com Najafi, a partir do reaproveitamento energético, os insectos levariam numa pequena mochila equipamentos como câmeras, microfones e outros sensores.

A equipa já foi capaz de aproveitar a energia do movimento das asas de um besouro em junho deste ano. Os primeiros testes de voo serão realizados em 2012 e a universidade procura patentes para essas tecnologias, além de investidores para contribuir com o projeto.

Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário