domingo, 15 de janeiro de 2012

Cientistas afirmam que tubarão híbrido é capaz de se reproduzir


Os primeiros tubarões híbridos descobertos no mundo, que apareceram em águas da Austrália, são capazes de se reproduzir, ao contrário de outros animais híbridos, como os equinos.

"O que é muito fascinante é que não são estéreis. No futuro, poderemos ver muitas gerações desta espécie intermediária", disse à Agência Efe Jess Morgan, investigadora da Universidade de Queensland e integrante da equipa responsável por esta descoberta.

A "espécie intermediária" encontrada é resultado do acasalamento entre um tubarão-de-galha-negra australiano (Carcharhinus tilstoni) e um galha-negra comum (Carcharhinus limbatus), ambos inofensivos para o homem.

O tubarão-de-galha-negra comum é maior e vive em águas mais frias, enquanto a espécie autóctone da Austrália, menor, prefere as águas mais quentes.

Apesar de pouco se saber sobre as características dos tubarões híbridos, é certo que estes "são capazes de nadar em águas mais frias, o que representa uma expansão no nível de tolerância destes animais à temperatura", assinalou Morgan.

Os investigadores acreditam que estes tubarões "talvez estejam mais bem preparados para se adaptarem à mudança climática". No entanto, eles descartam que a origem desta espécie intermediária esteja vinculada com um impacto do aquecimento global na fauna marinha.

O caráter híbrido destes tubarões, descobertos durante uma pesquisa nas reservas marinhas na costa leste australiana, foi confirmado através da análise de DNA.

Segundo Jennifer Ovenden, especialista em genética e integrante da mesma equipa, a descoberta abre a possibilidade de detectar este tipo de comportamento entre as 400 espécies de tubarões que habitam o planeta, 180 delas em águas australianas.

A "hibridação" pode ocorrer em animais e plantas, sendo utilizada muitas vezes pelo ser humano na agricultura e na pecuária.

Entre os animais, essas misturas também ocorrem a partir de cruzamentos, como o leão e a tigresa, o golfinho-nariz-de-garrafa fêmea e a falsa-orca macho e a zebra macho e a égua.

Essa descoberta ganhou muita visibilidade na Austrália, país que sofre com ataques de tubarões a surfistas e banhistas, e foi divulgada alguns meses depois de uma operação iniciada para capturar um grande tubarão branco que teria morto um mergulhador americano na cidade de Perth.

Segundo dados oficiais, 53 pessoas morreram na Austrália por ataque de tubarões nos últimos 50 anos.

Fonte: UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário