sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Astrónomos descobrem cor da Via Láctea...vista de fora



Dois astrónomos norte-americanos determinaram exactamente qual a cor da Via Láctea, quando vista de fora. Avançam que, a nossa galáxia vista pelos olhos de um astrónomo alienígena parecer-se-á com: «A neve da Primavera, quando acabada de cair, vista uma hora depois do pôr do sol ou uma hora antes do amanhecer».

Tendo em conta que estamos 'dentro' da Via Láctea, a tarefa de descobrir qual a sua cor vista de 'fora' parece, à primeira vista, uma tarefa impossível, ou, pelo menos, complicada. Seria esse desafio que motivaria um professor e um aluno Universidade de Pittsburgh.

Jeffrey Newman, o professor, Tim Licquia, o aluno, colocaram a Via Láctea no mapa das galáxias que podemos 'ver de fora' ao compilarem dados recolhidos pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS) – um levantamento do céu, e do universo alcançável, feito por um supertelescópio localizado no Apache Point Observatory, no Novo México, EUA, que anualmente é divulgado junto da comunidade científica.

Os dados recolhidos, sobre cerca de um milhão de galáxias, foram então comparados com a informação disponível sobre a massa total da Via Láctea, bem como com a taxa de formação de estrelas no interior da mesma. O objectivo foi encontrar semelhanças da nossa galáxia com outras do universo.

Se, à primeira vista, parece fútil descobrir como 'nos parecemos vistos por outros olhos' a verdade é que estes investigadores tiveram um motivo bem mais científico para investirem o se tempo nesta busca. De acordo com o que Newman explicou no 219º Encontro Anual da Sociedade Americana de Astronomia em que a descoberta foi anunciada, «para os astrónomos, a cor de uma galáxia é um dos parâmetros mais importantes para a caracterizar».

No fundo, a cor de uma galáxia conta «qual a idade das estrelas no seu interior e desde quando é que se estão a formar – formaram-se hoje ou há biliões e biliões de anos atrás», explica Newman.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário