segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vulcão na Eritreia lança nuvem de cinzas a 15 km de altitude


Um vulcão na Eritreia está a lançar cinzas a 15 quilómetros de altitude, colocando em risco o tráfego aéreo em parte do continente africano

O vulcão Dubbi, adormecido desde 1861, entrou em erupção na madrugada desta segunda-feira, depois de a região ter sido atingida por vários abalos sísmicos ao longo das horas que antecederam a erupção. Localizado a cerca de 350 quilómetros da capital da Eritreia, Asmara, e junto à fronteira com a Etiópia, o vulcão libertou uma nuvem de cinzas que já levou os órgãos de informação estatais etíopes a alertar a população para que se proteja.

A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton antecipou o seu regresso de uma deslocação a Addis Abeba, por se prever que a nuvem de cinzas venha a atingir a capital da Etiópia. Um membro da delegação de Clinton adiantou á AFP que o avião que transportaria a secretária de Estado iria partir mais cedo "porque há uma nuvem de cinzas a aproximar-se de Addis Abeba".

Clinton participou na Etiópia num encontro da União Africana durante o qual se referiu à situação na Líbia. A Etiópia foi a terceira etapa de uma viagem a vários países de África que passou também pela Zâmbia e a Tanzãnia.

Um responsável do Observatório Geofísico de Arta no Sul do Djibuti, Kassim Mohamed Kassim, adiantou que o vulcão "está em actividade, e é provável que a nuvem de cinzas atravesse a Etiópia, a Eritreia, o Sudão e o Egipto".

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário