quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tigre macho toma conta de duas crias órfãs na Índia


A polícia florestal indiana cruzou-se com um tigre que adoptou duas crias órfãs, uma caso extremamente raro nesta espécie. Segundo a BBC, os dois bebés perderam a mãe em Fevereiro na reserva de tigres de Ranthambore, no norte da Índia, e suspeita-se que o tigre adulto, baptizado de T25, seja o pai.

Peritos em vida animal dizem que normalmente são as fêmeas que tomam conta das crias e que os machos matam os bebés em situações como esta. E acrescentaram que não há registos de tigres machos terem alguma vez adoptados crias órfãs.

Fotografias tiradas por máquinas escondidas na vegetação daquela reserva, situada no estado do Rajastão, provam como T25 se preocupa com os seus bebés. As últimas fotos mostram T25 a caminhar poucos metros atrás de uma das suas crias, disse, à BBC, Rajesh Gupta, director da reserva de Ranthambore.

As crias, que deverão ter cerca de oitos meses, foram avistadas pela primeira vez no dia 29 de Janeiro com a mãe, T5, contou um dos vigilantes. Acrescentou que, após a morte da fêmea, a 9 de Fevereiro, os bebés estavam a ser cuidados, no seu habitat natural, pelo pessoal da reserva. Como são muito jovens para caçarem as suas presas, eram-lhes dadas presas já mortas.

“Eles estão em bom estado de saúde. Parece que o pai os deixa alimentarem-se as presas que ele captura, sem que ele próprio coma”, acrescentou Rajesh Gupta.

“Este é um caso muito raro”, garantiu, à BBC, UM Sahai, director do Departamento de Vida Selvagem do Rajastão. O mesmo perito explicou que é muito raro os pais visitarem as crias, especialmente quando as mães não estão presentes, sendo mesmo comum por vezes matá-los e alimentarem-se com a sua carne.

fonte: JN - Os Bichos / BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário