quinta-feira, 2 de junho de 2011

Robô encontra hieróglifos na Grande Pirâmide





Hieróglifos com 4500 anos foram encontrados por um pequeno robô na parede de uma câmara secreta, dentro da Grande Pirâmide de Quéops, no Egipto.

Os hieróglifos foram encontrados pelo robô Djedi, criado pela Universidade de Leeds, Inglaterra, que acompanha os exploradores da Grande Pirâmide. O Djedi tem uma câmara de fibra ótica de apenas 8 milímetros de espessura que conseguiu entrar no pequeno compartimento, acessível por um túnel demasiado estreito impossível para ser usado por uma pessoa. O Djedi consegue, usando ultrassons, determinar a espessura de paredes e há, até, um pequeno robô autónomo que entra em espaços de 19 milímetros.

O robô explorador foi capaz de subir pelas paredes do túnel e fazer imagens inéditas que mostram hieróglifos que, os investigadores acreditam, serem da autoria dos trabalhadores da pirâmide. Marcas similares só haviam sido encontradas no teto da câmara do Rei. Além da escrita, surgiram outros pormenores dentro da câmara: dois pinos de cobre na "porta" de entrada. A existência desses pinos intriga os pesquisadores há mais de 20 anos: eles são os únicos pedaços de metal usados na Grande Pirâmide, mas sua função é desconhecida. As novas fotos, feitas de um ângulo inédito, revelam detalhes que podem ajudar a explicar se os pinos eram maçanetas ou até mesmo parte de um sistema elétrico (o que não parece ser o caso).

A próxima etapa é examinar a parede oposta da câmara e descobrir se, na verdade, não se trata de mais uma "porta" que leva a outro local escondido. O Djedi deve usar, em breve, uma broca que pode penetrar na parede, removendo pouco material e mostrando o que se esconde.



Sem comentários:

Enviar um comentário