quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nave espacial não-tripulada Kepler cumpriu a sua missão e “morreu” à chegada à atmosfera


O ATV Johannes Kepler partiu em missão no dia 16 de Fevereiro e acoplou-se à ISS oito dias depois

A nave espacial europeia não-tripulada Johannes Kepler desintegrou-se ontem à noite por cima do Pacífico Sul, tal como programado, depois de ter dado assistência à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e ter trazido de regresso mais de uma tonelada de lixo, que ficou vaporizado na chegada à atmosfera.

Às 22h00 de ontem (hora de Lisboa), a nave espacial vaporizou-se à entrada na atmosfera por cima de uma zona não habitada do Oceano Pacífico. Apenas algumas partes mais robustas do hardware da nave é que poderão ter sobrevivido ao impacto da reentrada na Terra, indica a BBC.

O regresso à Terra pôs fim à missão de quatro meses do Johannes Kepler à ISS.

O ATV (Automated Transfer Vehicle) Johannes Kepler (uma homenagem ao cientista alemão dos séculos XVI e XVII) trouxe 1,3 toneladas de lixo da ISS, tendo deixado lá em cima sete toneladas de recursos vitais: oxigénio, comida, combustível e equipamento.

O Kepler foi igualmente usado para “empurrar” a ISS um pouco mais para longe da Terra, estando esta agora a 380 quilómetros de altura do Planeta, a maior distância de sempre.

A ESA (European Space Agency), responsável pela missão, declarou estar muito satisfeita com a prestação da nave espacial desde o seu lançamento, em Fevereiro último. Nunca houve problemas na acoplagem nem no desacoplamento da nave espacial à ISS e todos os imprevistos ocorridos foram prontamente resolvidos.

A Kepler foi a segunda nave espacial europeia a dar apoio à ISS. A primeira, chamada Júlio Verne, completou a sua missão em 2008.

Para além destas duas naves, deverão partir em missão mais três. A primeira deverá ser lançada já em Fevereiro de 2012 (chamar-se-á Eduardo Amaldi) e as outras duas serão lançadas em 2013 e 2014.

Estes Automated Transfer Vehicles são a forma encontrada pela Europa de contribuir para o esforço internacional em torno do projecto ISS.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário