segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maior supercomputador do mundo é japonês


O Japão conseguiu chegar ao topo da lista dos maiores supercomputadores com o K, uma máquina capaz de fazer 8.2 quadriliões de cálculos por segundo

O supercomputador japonês foi criado pela Fujistu e está instalado no Instituto Avançado Riken para Ciências Computacionais, situado na cidade de Kobe.

K, assim se chamada o supercomputador, é agora o detentor do primeiro lugar do ranking semestral dos supercomputadores, criado pelo investigador norte-americano Jack Dongarra.

De acordo com o investigador da Universidade do Tennessee em Knoxville, o supercomputador japonês tem uma capacidade de cálculo semelhante à de um milhão de computadores ligados.

Citado pelo Daily Telegraph, o investigador define o K como «uma máquina bastante impressionante», que ocupa 672 compartimentos, consome a mesma energia do que cerca de 10 mil casas e custa 10 milhões de dólares por ano aos seus criadores.

O segundo maior supercomputador do mundo é o chinês Tianhe-1A, que tem uma capacidade de cálculo na ordem dos 2.5 quadriliões de cálculos por segundo.

O Japão não liderava a lista dos supercomputadores desde 2004.

fonte: Sol / Daily Telegraph

Sem comentários:

Enviar um comentário