quinta-feira, 2 de junho de 2011

Infecções na Europa são provocadas por nova estirpe


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que é uma nova estirpe nunca antes detectada da bactéria e.coli que está a provocar centenas de infecções, algumas mortais, na Europa, segundo noticiou a agência de notícias Associated Press.

A sequência genética sugere que a estirpe é uma mutação de dois tipos de e.coli, com genes letais que podem explicar o foco de infeção na Europa, sobretudo na Alemanha, que já causou 17 mortes.

Hilde Kruse, um perito em segurança alimentar da OMS, declarou à Associated Press que esta é uma «estirpe única que nunca tinha sido isolada em doentes».

A nova estirpe tem «várias características que a tornam mais virulenta e mais produtora de toxinas», acrescentou o especialista.

Até ao momento, as autoridades e os investigadores ainda não conseguiram determinar a origem do surto infeccioso que se tem registado sobretudo na Alemanha.

O surto agravou-se na quarta-feira, com o balanço do número de mortes a subir para 17 e com o registo de centenas de novos casos detectados, inclusivamente na Holanda e nos Estados Unidos em pessoas que, aparentemente, terão estado em trânsito na Alemanha.

A Comissão Europeia levantou na quarta-feira o alerta sobre os pepinos espanhóis, após a Alemanha ter reconhecido que estes não terão sido a causa do surto. Mantêm-se análises a vários vegetais.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário