sexta-feira, 10 de junho de 2011

Esboço do Holocausto assinado por Hitler está em exposição


A carta de quatro páginas dactilografada num papel castanho e assinada pela mão Hitler encontra-se em exposição no Museu da Tolerância em Los Angeles. Trata-se de um documento militar que é o único testemunho escrito que demonstra o desenvolvimento do pensamento anti-semita do líder nazi.

Mostrado pela primeira vez em Nova Iorque trata-se de um artefacto crucial para o registo histórico do Holocausto, que foi adquirido pelo Centro Simon Wiesenthal.

O fundador do centro, o rabi Marvin Hier, explica que se trata de um dos documentos mais importante daquele período, porque demonstra o ponto de partida da ideologia que levaria ao maior genocídio levado a cabo no século XX». «Este é o objecto mais importante de um arquivo de mais de 50 mil objectos», afirma Hier, e acrescenta que vai ser utilizado para educar e contar às gerações futuras sobre esse período negro da história da Humanidade.

A carta foi escrita em Munique no dia 16 de Setembro de 1919. Na altura com 30 anos, Adolf Hitler era um militar, perfeitamente desconhecido, que começava a demonstrar interesse pela política.

Na carta o jovem Hitler propõe uma solução para a chamada ‘questão judaica’ que deveria passar pela intervenção do governo e na diferenciação entre judeus e não-judeus. O pensamento anti-semita fica patente em vários parágrafos da carta, dos quais o The Guardian destaca a acusação dos judeus serem a «tuberculose racial da nação».

A carta foi comprada pelo Centro Simon Wiesenthal em 1988, mas o seu fundador tinha dúvidas de que a carta fosse verdadeira devido, particularmente, o facto de ser escrita à máquina, um objecto que na data o jovem Hitler não poderia comprar. As duvidas ter-se-ão dissipado quando as investigações demonstraram que nessa altura Hitler estava a trabalhar com exército, ficando justificado dessa forma o acesso à máquina de escrever.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário