segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eclipse total da Lua será visível esta quarta-feira


A Lua vai estar "escondida" quando nascer, esta quarta-feira, devido a um eclipse. Dos seis previstos para 2011, este será o único visível em Portugal.

Tanto no continente, como nas ilhas, este fenómeno pode ser observado ao nascer da Lua, ou seja, "quando nascer já vai estar totalmente eclipsada, por isso não vai ser vista", como explicou o presidente do Observatório de Lisboa.

"Com o Sol a desaparecer no outro horizonte, temos um céu azul claro ainda e o brilho da Lua vai ser tão fraco que ficará escamoteado pelo céu azul. Com o passar das horas, teremos um céu azulado a perder brilho, a ficar cada vez mais escuro, a Lua progride pelo céu, começa a sair do cone de sombra e começa a ver-se cada vez melhor, acrescentou Rui Agostinho.

O eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua "mergulha" por completo na sombra da Terra. Isto acontece quando a Lua cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade.

Observatório de Lisboa convida a assistir ao eclipse

O Obsvervatório de Lisboa inicia uma acção pública, a partir das 20.30 horas, em que todos os interessados em astronomia são convidados a deslocar-se até às suas instalações e a levar os seus binóculos ou pequenos telescópios, já que o eclipse é visível.

O Observatório Astronómico de Lisboa previne, no entanto, que as actividades programadas para quarta-feira dependem de "bom tempo atmosférico, pelo que serão canceladas em caso de ocorrência de chuva, mau tempo ou céu totalmente nublado".

O nascimento da Lua em Lisboa será às 20.58 horas, no Funchal às 21.13 horas, na ilha de Santa Maria às 20.55 horas e na ilha das Flores às 21.27 horas, segundo uma informação do site do Observatório.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário