terça-feira, 14 de junho de 2011

Documentos militares confirmam mentiras sobre Vietname


Os EUA desclassificaram documentos do Pentágono sobre a guerra do Vietname que confirmam que dois Presidentes mentiram ao povo sobre as possibilidades de sucesso naquele conflito militar, o de pior memória para os norte-americanos.

As sete mil páginas desclassificadas (excepto onze palavras) confirmam as informações publicadas em 1971 pelo The New York Times e por outros jornais. Os Documentos do Pentágono foram nessa altura o equivalente ao actual Wikileaks, explica o El País.

Daniel Ellsberg foi o protagonista daquela "bomba" mediática. Era analista do grupo de estudos Rand Corpotation, organismo que fora contratado pelo Pentágono para fazer análises secretas sobre a guerra. Ellsberg descobriu que tanto a presidência "de John F. Kennedy como a de Lyndon B. Johnson enganaram a opinião pública sobre a guerra do Vietname, desde os ataques do Golfo de Tonkin até ao bombardeamento do Cambodja e Laos, passando pelas declarações de Johnson em 1964 assegurando que se estava a proceder a uma saída do conflito quando na realidade se preparava uma escalada. Tudo era uma fabricação para envolver ainda o país no conflito que perdeu e cujas cicatrizes continuam sem sarar", conta o El País.

O famigerado Presidente Richard Nixon não foi implicado no escândalo, mas dois dos seus colaboradores ainda tentaram desacreditar a saúde mental de Ellsber, que tinha trabalhado na embaixada norte-americana no Vietname e sabia desde início que era impossível ao seu país ganhar a guerra.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário