sábado, 4 de junho de 2011

Criado circuito de computador com 74 moléculas de ADN


É o maior circuito de computador biomecânico alguma vez criado: tem 74 moléculas de ADN, calcula a raiz quadrada de números até 15 e faz arredondamentos para o número inteiro mais próximo.

O feito foi alcançado por investigadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, que substituíram os transístores eletrónicos por sequências de ADN que se ligam ou desligam sempre que entram em contacto com outras sequências de ADN.

Com esta solução, os investigadores norte-americanos encontraram um processo alternativo para o fabrico de um circuito computacional, que pode funcionar como calculadora - mas não se espere que o novo sistema comece já a substituir as máquinas calculadoras convencionais que já se encontram nas lojas.

Além de funcionar num tubo de ensaio, o circuito das 74 moléculas demora cerca de 10 horas a concluir um cálculo, muito por força das interferências pelo contacto gerado com moléculas diferentes, refere a Discovery.

Os autores desta investigação acreditam que o novo circuito biomecânico possa revelar-se útil no desenvolvimento de novos medicamentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário