quinta-feira, 16 de junho de 2011

Carros que antecipam os movimentos de outros para evitar colisões


O MIT fez uma demonstração de uma tecnologia que permite evitar colisões através da análise da posição dos outros carros e dos hábitos dos condutores.

Muitas empresas estão a trabalhar em tecnologias que vão permitir ligar os carros em rede e automatizar parcialmente ou completamente a condução. Entre outras vantagens, os carros do futuro vão saber as posições relativas uns dos outros, evitando assim colisões.

No entanto, os investigadores do MIT estão a desenvolver uma tecnologia para evitar colisões entre os ditos carros inteligentes do futuro e os carros tradicionais, já que é de prever que durante muito tempo os veículos conduzidos manualmente vão continuar a circular nas estradas, mesmo após a chegada dos carros automatizados.

Segundo a Popular Science, o sistema denominado ITS (Intelligent Transportation System) utiliza uma série de sensores a bordo dos carros inteligentes para detetar, em tempo real, a posição dos outros veículos. Depois, algoritmos complexos calculam as posições possível que esses veículos poderão ocupar nos instantes seguintes, levando em conta o traçado da estrada e, ainda mais interessante, modelos do comportamento dos condutores.

Os cálculos indicados fazem com que o carro inteligente evite circular nas zonas de possível interceção. Nos 100 testes realizados, onde se utilizaram diferentes condutores ao volante do carro tradicional, o sistema conseguiu evitar as zonas de colisão em 97 vezes e nas restantes três vezes, apenas uma levou a uma colisão.


Sem comentários:

Enviar um comentário