terça-feira, 14 de junho de 2011

Avião Solar tenta novamente chegar a Paris


O avião suíço "Solar Impulse", alimentado por energia solar, descolou esta terça-feira por volta das 5.10 horas, do aeroporto de Bruxelas para o aeroporto de Paris-Bourget onde deverá chegar ao início da noite.

O dispositivo, "convidado de honra" da 49ª Exposição Internacional de Aeronáutica e do Espaço, a decorrer de 20 a 26 de Junho, está previsto aterrar em Paris por volta das 21 horas.

Numa primeira tentativa, no passado sábado, a aeronave descolou do Aeroporto Nacional de Bruxelas mas teve de voltar para trás logo após a cidade francesa de Bavay, a poucos quilómetros da fronteira com a Bélgica, por causa de um vento contrário que atrasou a sua progressão.

Independentemente do resultado, este voo não será homologado, uma vez que 40% da bateria do avião, que deveria funcionar unicamente a energia solar, foi recarregada através de corrente convencional.

Esta aeronave protótipo entrou para a história da aviação em Julho de 2010, com o primeiro voo de 24 horas sem interrupção apenas movidos por painéis solares e baterias.

"O Solar Impulse não é o primeiro avião solar concebido, mas é certamente o mais ambicioso. Nenhum dos seus "antecessores" conseguiu voar durante toda a noite com um piloto a bordo", pode ler-se no site da aeronave.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário