segunda-feira, 20 de junho de 2011

Airbus imagina aviões transparentes


A estrutura translúcida substitui as pequenas janelas dos aviões actuais

A Airbus apresentou um conceito de avião do futuro. Um vídeo criado pela empresa francesa mostra um aparelho com asas reviradas para cima (para melhorar a aerodinâmica) e com uma nova estrutura de cauda pensada para reduzir o ruído dos motores.

Mas é no interior que a visão da Airbus se aproxima da ficção científica. Uma porta translúcida reconhece o passageiro assim que este lhe toca e sistemas automáticos indicam-lhe o lugar no voo e tomam conta da bagagem.


Os bancos (que nas imagens da Airbus parecem ter muito mais espaço para as pernas do que as transportadoras dão hoje aos passageiros) são feitos de materiais inteligentes, que se ajustam ao corpo de quem se senta. Os assentos estão equipados com um sistema para recolher o calor do corpo humano e usá-lo como fonte de energia para o avião.

Em vez das classes tradicionais (a apertada económica e as mais confortáveis executiva e primeira classe), o avião está dividido em duas zonas. Numa delas, na frente da aeronave, os assentos são capazes de dar massagens ou oferecer sessões de acupunctura, monitorizando os sinais vitais do passageiro para optimizar os níveis de conforto.

Aqui, a fuselagem tem uma estrutura de esqueleto, onde só algumas partes são opacas e a maioria das zonas são transparentes, permitindo aos passageiros ver tudo o que rodeia o avião.

Não pense, porém, em viajar assim nas próximas férias. A Airbus criou este conceito a pensar no futuro do avião daqui a 40 anos.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário