terça-feira, 14 de junho de 2011

Airbus apresenta avião do futuro


A empresa aeroespacial Airbus apresentou, esta terça-feira em Londres, um protótipo de avião, fruto dos conceitos mais inovadores que, uma vez construído, poderia transformar substancialmente os actuais aviões comerciais.

Do conceito de cabine da Airbus, para o ano 2050, fazem parte um tecto transparente, que permite que os passageiros possam admirar a vista durante o voo, cadeiras ergonómicas e um espaço de realidade virtual, em que cada pessoa poderá, por exemplo, jogar uma partida de golfe.

Esta "zona revitalizante" é toda dedicada ao bem-estar e ao relaxamento, o que permite recarregar baterias de forma proactiva, com ar enriquecido de vitaminas e antioxidantes, iluminação personalizada, tratamentos de aromaterapia e acupressão.

"Não há limites para os tipos de cenários sociais possíveis neste conceito de cabine", pode ler-se no comunicado emitido pela empresa aeroespacial.

A "zona inteligente" é adaptada para qualquer tipo de passageiro, com uma oferta que permite atender às necessidades individuais, que vão desde um serviço simples até um tratamento de luxo.

De acordo com a Airbus, ao oferecer diferentes níveis de experiência dentro de cada zona, as companhias aéreas seriam capazes de atingir uma variedade de preços significativa e dar às pessoas um maior acesso aos benefícios do transporte aéreo, com o mínimo impacto ambiental.

Devido aos avanços tecnológicos, esta será uma zona 100% reciclável. Os materiais de auto-limpeza serão feitos a partir de fibras vegetais sustentáveis, que reduzem os desperdícios e a manutenção.

A empresa aeroespacial assegura que mais de 90% das investigações da Airbus e investimento no desenvolvimento têm benefícios ambientais para aviões actuais e futuros.

"A nossa investigação demonstra que os passageiros de 2050 terão uma experiência de viagem única e, ao mesmo tempo, irão cuidar do ambiente. O conceito criado pela Airbus foi idealizado com isso em consideração, e demonstra que a viagem tanto pode ser de descoberta como de "destino normal". Qualquer que seja a experiência de voo escolhida, o passageiro de 2050 vai sair da cabine do Airbus revitalizado e enriquecido", afirmou Charles Champion, vice-presidente executivo da Airbus.

fonte: JN

1 comentário:

  1. E que tal fazer avançar tecnologia que previna a queda dos aviões, como, sei lá, cápsulas de fuga de emergência, para-quedas de urgência em caso de falharem os motores?Um Airbag gigante accionado na fuselagem do avião em caso de queda,, pesquisa de materiais de fuselagem que possam flutuar na água, ou que absorvam impacto em caso de choque ao solo, salvando os passageiros' Isso é que seria avançar a sério na aeronáutica.

    ResponderEliminar