segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Suposto fóssil de coração de dinossauro era apenas areia, diz nova pesquisa


Suposto fóssil de coração era areia acumulada, segundo nova pesquisa

Novos estudos feitos com equipamentos mais avançados desmontam tese de paleontólogo americano.

Uma década atrás, paleontólogos anunciaram a descoberta de um coração fossilizado dentro do peito de um dinossáuro herbívoro, o Thescelosaurus, apelidado de "Willo". Agora, novas pesquisas com tecnologias mais avançadas apontam que fóssil era apenas areia acumulada.

Na época, a descoberta do suposto coração foi divulgada amplamente pela comunidade científica. Com base em uma análise de tomografia, o paleontólogo Dale Russell publicou na revista Science (volume 288) que o fóssil tinha a estrutura de um coração parecido com o dos humanos e que, por isso, o animal tinha um metabolismo ativo, ao contrário de outros répteis da época.

Agora Russel já está aposentado, mas o paleontólogo Tim Cleland, da Universidade da Carolina do Norte, reexaminou o fóssil. Cleland, que é especialista em preservação de tecidos animais, usou um exame de tomografia de alta definição e outros instrumentos que não estavam disponíveis antigamente. O cientista descobriu que o suposto coração era na verdade areia acumulada no corpo do dinossauro após sua morte.

O investigaor afirma que a areia parece ter preservado uma pequena quantidade de células, mas é impossível constatar se há traços de um suposto coração no fóssil.


Sem comentários:

Enviar um comentário