domingo, 13 de fevereiro de 2011

Roubadas 18 peças de Museu do Cairo


Entre objectos roubados está estátua em madeira oleada a ouro da XVIII dinastia Tutankhamon

O ministro das Antiguidades egípcio afirmou este domingo que 18 peças foram roubadas do Museu Egípcio, no Cairo, durante os protestos, incluindo duas valiosas estátuas de Tutankhamon em madeira dourada.

O Museu fica junto à Praça Tahrir, ponto central dos protestos que se prolongaram por 18 dias e levaram à renúncia do presidente Hosni Mubarak. A 28 de Janeiro, um grupo de assaltantes subiu por uma escada de incêndio para o telhado do museu e desceu por cordas através de uma clarabóia.

Cerca de 70 objectos foram danificados mas, até hoje, não se sabia o que faltava. Zahi Hawass, o ministro das Antiguidades, confirmou que o departamento de inventário do Museu só agora determinou que 18 peças desapareceram. Entre os objectos roubados figura "uma estátua em madeira oleada a ouro da XVIII dinastia Tutankhamon" e a parte superior de uma outra estátua do mesmo faraó, disse Hawass.

Uma estátua em calcário de Akhenaton, outra de Nefertiti e uma cabeça em cerâmica de uma princesa de Amarna, antiga capital de Akhenaton, também foram roubadas.

A estatueta de um escriba de Amarna, estatuetas funerárias e um amuleto que representa um escaravelho de Yuya também desapareceram.

Segundo o ministro, "o exército conseguiu deter alguns dos assaltantes quando eles tentavam fugir, no dia 28 de Janeiro" e foi entretanto aberta uma investigação para tentar detectar os autores dos roubos e recuperar as peças.


Sem comentários:

Enviar um comentário