quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ciclone "Yasi" já atingiu a costa este da Austrália


Esta imagem de satélite do U.S. Naval Research Laboratory mostra o ciclone "Yasi" a aproximar-se da costa de Queensland

O ciclone "Yasi", classificado pelas autoridades australianas como um fenómeno de "proporções catastróficas", já atingiu a costa este da Austrália e provocou, até ao momento, danos menores, indicaram fontes oficiais.

Segundo os serviços de meteorologia australianos, o ciclone entrou em terra firme, atingindo uma zona próxima da cidade de Mission Beach, no norte do estado de Queensland e a cerca de 50 quilómetros a sul de Innisfail. Até ao momento, os ventos não estão a atingir a intensidade inicialmente prevista pelos meteorologistas e as autoridades locais não têm registos de vítimas.

Na cidade costeira de Cooktown, os ventos atingiram uma velocidade de 48 quilómetros por hora, enquanto que em Townsville as rajadas de vento alcançaram os 103 quilómetros por hora. O porta-voz do Instituto de Meteorologia australiano, Rick Threlfal, disse, em declarações à estação de rádio ABC, que isto é só o início e que a intensidade do vento irá aumentar nas próximas horas.

"A força real dos ventos só irá ser sentida quando chegar o olho do furacão", acrescentou o porta-voz. O ciclone "Yasi" está classificado com categoria 5, o valor máximo na escala Saffir-Simpson. Segundo os meteorologistas australianos, o "Yasi", que poderá gerar rajadas de vento até 297 quilómetros por hora, poderá ser o maior ciclone e o mais "perigoso" que alguma vez atingiu o território australiano.

Os serviços de meteorologia receiam que o "Yasi" seja pior nas consequências do que o ciclone "Larry", de categoria 4, que em 2006 destruiu casas e comércios na costa nordeste, causando prejuízos avaliados em mil milhões de dólares. O estado de Queensland ainda está a recuperar das graves inundações que provocaram 35 mortos e danos materiais avaliados em mais de 5.600 milhões de dólares desde o início de Novembro do ano passado.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário