quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Austrolopiteco Lucy já estava adaptado para caminhar de pé


O osso visto em diferentes posições 


O andar bípede não é só atitude. Os ossos dos pés, dos joelhos, das ancas, da coluna e dos braços permitem ao Homem andar com duas pernas sem esforço, ao contrário dos chimpanzés ou gorilas. Agora, através do estudo de um único osso do pé de um australopiteco parente da carismática Lucy, uma equipa de cientistas provou que este hominídeo já tinha o pé arqueado, próprio de quem está totalmente adaptado ao bipedismo. A descoberta é publicada hoje na revista Science.

As adaptações ao andar bípede foram feitas ao longo da evolução. Os fósseis do Homo habilis, que apareceu há 2,3 milhões de anos, já denunciavam um esqueleto bípede, mas nunca tinha sido provado que o Austrolopithecus afarensis, a espécie da Lucy, tinha completado estas adaptações ou se, por outro lado, ainda partilhava o dia-a-dia com as árvores.

O fóssil foi encontrado em 2000, em Haida, no Sudão, num local onde já foram descobertos mais de 250 fósseis da espécie. A Lucy e os seus congéneres viveram entre 3,7 e 2,9 milhões de anos no continente Africano em África, antes do género Homo ter aparecido (do qual nós, humanos, somos a única espécie sobrevivente). O fóssil estudado pela equipa dos EUA chama-se AL 333-160 e tem 3,2 milhões de anos. É o quarto dos cinco ossos que compõem o metatarso – que no pé faz a ligação entre os ossos do calcanhar e dos dedos.

Segundo o artigo, o quarto metatarso “é o elemento chave ao longo da coluna lateral do pé que difere entre os símios superiores e os humanos” e que testa a presença da dobra do pé e do bipedismo.

“As dobras do pé são um componente chave para o andar humano porque absorvem o choque [quando se caminha] e proporcionam uma plataforma rija que dá o apoio para começar um novo movimento do nosso pé andar para a frente”, disse em comunicado Carol Ward, a primeira dos três autores do artigo, que pertence à Universidade do Missouri. Segundo a investigadora, quando as pessoas têm o pé chato e falta-lhes esta dobra têm vários problemas a nível das junções ósseas.

Nunca se tinha encontrado este osso de A. afarensis preservado. Quando a equipa estudou o fóssil verificou que o osso é arqueado como na espécie humana e como noutras espécies do género Homo. No caso de primatas como o gorila ou chimpanzé, o metatarso é muito mais direito.

“Isto afecta muito do que sabemos sobre [Lucy e os seus parentes], desde onde eles viviam, o que é que comiam até como é que evitavam os predadores”, explicou a cientista. “O desenvolvimento da dobra do pé foi fundamental para a mudança em direcção à condição humana, porque significa que houve uma desistência na utilização do dedo grande [do pé] para agarrar os ramos das árvores, o que mostra que os nosso antepassados finalmente trocaram a vida nas árvores pela vida no chão.”

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário