quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tornado no Alentejo: ventos fortes e variação do mar não são anormais



Fenómenos meteorológicos que ontem atingiram o sul do país foram causados por instabilidade atmosférica e diferenças de pressão

Os fenómenos meteorológicos que ontem se verificaram no sul do país (pequenos tornados e tsunamis) foram causados pela instabilidade atmosférica que se deveu a uma região depressionária situada na parte oeste da Península Ibérica, a partir do Norte de África, e por uma depressão em altitude centrada entre a Madeira e Casablanca, em Marrocos, com actividade convectiva no bordo nordeste, sobre o golfo de Cádiz.

As explicações são de Nuno Moreira, do Instituto de Meteorologia ao tvi24.pt.

O desenvolvimento de células convectivas em deslocamento para norte caracterizou-se por fortes correntes descendentes associadas a rajadas à superfície e daí os relatos de um tornado em Ferreira do Alentejo e de ventos fortes em Torrão do Alentejo, Porto Covo, Évora, Montemor-o-Novo e Alcoutim.

Nuno Moreira diz no entanto que rajadas de vento muito fortes não são sinónimo de tornado, pelo que o que se passou em Ferreira pode não ter assumido esses contornos.

Já no Algarve, as bruscas variações de pressão atmosférica verificadas nas estações costeiras de Faro e de Sagres levaram a variações do nível médio do mar da ordem dos 30 cm, de acordo com observações maregráficas das estações de Lagos e de Huelva, enunciadas pela Instituto de Meteorologia, bem como relatos locais.

Nuno Moreira explicou ao tvi24.pt que pode tratar-se de um fenómeno denominado «tsunami meteorológico». Esta é, e sublinha o Instituto de Meteorologia, uma hipótese preliminar. E meteorológico porquê? Nuno Moreira explica que «o tsunami meteorológico é caracterizado pelas mesmas escalas espaço-temporais das ondas associadas a um tsunami de origem sísmica, e podem de forma semelhante afectar zonas costeiras, sobretudo em águas pouco profundas, tais como, baías e portos, apresentando uma forte amplificação e propriedades de ressonância».

O fenómeno dos ventos muito fortes e da variação brusca do nível do mar assustaram muitas populações, que logo contactaram o tvi24.pt e o Instituto de Meteorologia, mas Nuno Moreira prefere tranquilizar: «Não são fenómenos fora do normal».

fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário