sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tiranossauros gostavam de comer carcaças, diz estudo


Tarbossauro (esq.) - espécie tiranossauro - é exposta em museu de Tóquio ao lado de um Tyrannosaurus Rex

Um novo estudo do Instituto de Paleontologia dos Vertebrados e Paleoantropologia da China e do museu Hayashibara, no Japão, indica que o mais temido dos dinossauros gostava de comer carcaças. Segundo os investigadores, marcas num esqueleto fossilizado de um herbívoro atacado por um tiranossauro indicam que o predador retirou habilmente a carne de um úmero (osso que no ser humano fica entre o ombro e o cotovelo). Por outro lado, o resto do esqueleto da presa não apresenta marcas de ataque, o que, segundo o cientista David Hone, do instituto chinês, é um claro sinal de um comedor de carcaças. As informações são da New Scientist.

Segundo a reportagem, a dieta do Tyrannosaurus rex, o maior tiranossauro, foi muito debatida na comunidade científica no início dos anos 90. Já surgiram hipóteses de que ele seria um caçador lento e ineficaz, enquanto outros estudos indicavam que ele era um predador activo, como no filme Parque Jurássico.

Segundo Hone Watabe e Mahito Watabe, ambos do museu Hayashibara, três tipos de marcas encontradas no osso de 70 milhões de anos foram causadas por um tarbossauro, um tiranossauro asiático quase tão grande quanto o T. Rex. As marcas indicam que o predador estava tentando retirar a carne do osso da presa morta, e não atacar o animal vivo.

Como o resto do corpo não apresentava marcas, os investigadores sugerem que uma enchente enterrou o corpo do animal nos depósitos da margem de algum rio, deixando apenas o membro atacado visível à fome do tarbossauro.

Thomas Holtz, especialista em tiranossauros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, afirma à reportagem que comer carcaças pode fazer tanto sentido para um grande predador, quanto para um pequeno. "Carne que não luta é muito mais fácil de conseguir", diz o investigador. Holtz, contudo, diz-se intrigado sobre o porquê de o tiranossauro ter habilmente retirado a carne com seus dentes, em vez de simplesmente pulverizar o osso.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário