sábado, 10 de julho de 2010

Sonda Rosetta sobrevoa asteróide Lutetia



PARIS, 10 Julho 2010 (AFP) - A sonda europeia Rosetta passou neste Sábado, por volta das 16H00 GMT (12H00 de Brasília) a 3.200 km do asteróide Lutetia, situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter, indicou a Agência Espacial Europeia (ESA).

A sonda, que perdeu, como era previsto, seu sinal de rádio com a Terra até as 16H05 GMT, voltou a ter contato às 16H45 GMT, indicou o director de operações da nave, Andrea Accomazzo, durante uma transmissão pela internet a partir do Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha).

"Concluímos a fase de sobrevoo", declarou.

Como Rosetta encontra-se a 450 milhões de km da Terra, são necessários 25 minutos para que os sinais enviados cheguem aos centros de controle.

Durante a fase de sobrevoo, realizada a 3.200 km de distância da superfície de Lutetia, Rosetta deveria fazer imagens do asteróide, um objecto maçiço de mais de cem km de diâmetro que poderá dar informações sobre o passado do sistema solar.

Após a análise das informações, as primeiras imagens devem ser apresentadas por cientistas da ESA neste Sábado até as 21H00 GMT (18H00 de Brasília).

Durante a transmissão, as imagens tiradas quando Rosetta ainda estava a 80 mil km de Lutetia, para onde se dirigia a uma velocidade de 55 mil km/h, mostraram a presença de crateras em sua superfície.

Rosetta, lançada em 2004 na encalço de um cometa com o qual deverá se encontrar em 2014, já havia feito uma primeira incursão em 2008 no principal cinturão de asteróides, que reúne milhares de rochas de formas e tamanhos diferentes.

O asteróide Lutetia foi descoberto em 1852 em Paris e foi baptizado com o nome latino da capital francesa.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário