domingo, 18 de julho de 2010

Satélite mostra "boom" de algas no mar Báltico


A imagem mostra, no sentido horário, partes da Alemanha (embaixo), Suécia, Estónia (acima), Letónia, Lituânia, Rússia e Polónia. As ilhas suecas de Gotland e Öland (centro) e a dinamarquesa de Bornholm (mais abaixo) também podem ser vistas

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou uma imagem do satélite Envisat que mostra o crescimento de algas no mar Báltico. O fenómeno, conhecido como "florescimento de algas", é a rápida multiplicação de fitoplâncton, microscópicas plantas marinhas, próximo à superfície.

Segundo a agência, o fitoplâncton é sensível à luz do sol e às variações ambientais - variações de nutrientes, temperatura, correntes e vento. O grande desenvolvimento registrado é decorrente de várias condições favoráveis nas últimas semanas, como grande período de iluminação, pouco vento e um aumento nos ingredientes por causa do derretimento de gelo.

Apesar de o fenómeno ser essencial para o ecossistema, ele pode ter um lado perigoso, pois as algas podem produzir substâncias tóxicas dependendo da concentração de oxigénio na água. Por causa desse perigo, as algas marinhas costumam ser monitoradas, assim pescadores e órgãos oficiais podem saber de qualquer problema rapidamente.

O florescimento de algas dificulta a detecção de manchas de óleo pelos radares, pois os equipamentos confundem o fenómeno natural com a poluição.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário