sexta-feira, 23 de julho de 2010

Portátil mais barato do mundo custará 27 euros


Portátil mais barato do mundo

A Índia apresentou o computador portátil mais barato do mundo, com o custo de 27 euros. Tem ecrã táctil e deverá estar disponível para instituições de ensino já no próximo ano.

O ministro indiano do Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Educação), Kapil Sibal, anunciou, esta semana, um computador portátil que foi desenvolvido para estudantes

Segundo a edição online do jornal “El Mundo”, Kapil Sibal revelou que já estão a decorrer negociações com fabricantes mundiais para o início da produção em massa destes aparelhos.

"Chegamos a um estágio de desenvolvimento em que, hoje, a placa-mãe (motherboard), processadores, etc. custam um total de 35 dólares (27 euros), incluindo a memória, o ecrã, tudo", frisou Kapil Sibal em conferência de imprensa.

Este novo equipamento de ecrã táctil vai permitir navegar na Internet e realizar videoconferências, tendo sido criado de forma flexível para permitir acrescentar componentes adicionais de hardware.

O sistema operativo de base é o Linux e os primeiros portáteis deverão começar a chegar a instituições de ensino a partir de 2011.

O ministro indiano disse ainda que este portátil foi desenvolvido pelos principais institutos tecnológicos do país e a meta, a longo prazo, é baixar ainda mais o preço para 20 dólares (15 euros) e depois para 10 dólares (oito euros).

A Índia gasta cerca de 3% do seu orçamento anual no sector da educação e melhorou a taxa de alfabetização atingindo 64% dos seus 1,2 mil milhões de habitantes. No entanto, alguns estudos têm demonstrado que muitos alunos mal conseguem ler ou escrever, e a maioria das escolas do governo têm instalações inadequadas.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário